Embora muitos já tenham uma preferência, sempre nos perguntam qual é a melhor opção: uma casa ou um apartamento? Há prós e contras em ambos, isso é fato. Se o seu momento é mudar de local de aluguel ou comprar um imóvel, aqui estão alguns pontos importantes a serem considerados.
Este é um movimento importante que pode durar muito tempo e afetará diretamente sua qualidade de vida. Se estiver alugando, dependendo do seu contrato de locação, geralmente há um período mínimo de carência de um ano em que você pode sair sem multa. Se a sua situação é que você está procurando um imóvel para comprar, esse é mais um motivo pelo qual entendemos os principais prós e contras na hora de decidir por uma mudança ou apartamento.
No texto abaixo, traremos os principais pontos prós e os contras de cada um para que você considere no momento de tomar sua decisão.
Prós e contras de uma casa
Uma das principais vantagens de morar em uma casa é a liberdade. Isso porque, ainda que exista a lei do silêncio independente do tipo de imóvel, a distância entre as casas geralmente é grande, dificultando apropagação do ruído, permitindo que você tenha mais privacidade.
Quando o assunto é barulho, se você ama animais e tem um, a casa é o melhor lugar para o seu bichinho. Isso porque eles costumam ter mais espaço e ter um quintal ou jardim para eles morarem. A única coisa que vale lembrar é que, para os gatos, o risco de fuga aumenta, por isso é necessário ter mais cuidado com a altura dos muros e telar máximo de ambientes abertos possíveis para garantir sua segurança.
Outra vantagem pode ser as questões financeiras. Se você está pensando em alugar, já foi poupado de uma despesa que às vezes pode ser bem alta: o condomínio. Quem optar por um apartamento terá de arcar com esse custo "adicional" além do aluguel.
Falando em contras, "segurança" é um ponto desvantajoso em comparação com o apartamento. Não que seja uma regra, mas geralmente é mais fácil invadir uma casa do que um apartamento, então você vai precisar investir em controle de câmeras, muros, cercas e segurança para ficar um pouco mais confortável.
Prós e contras de um apartamento
Se você é uma pessoa com um perfil mais social e não se importa tanto com alguns barulhos, um apartamento pode ser uma ótima escolha pela proximidade que terá com seus vizinhos. Além disso, se você tem animais de estimação, deve se certificar de que eles não perturbem os vizinhos com latidos altos, o que pode ser uma desvantagem importante para os amantes de animais.
Ainda que no comparativo entre casa ou apartamento, embora você tenha um pouco menos de barulho em uma casa, isso não significa que não haja paz no apartamento,pois a lei do silêncio e as práticas de boa convivência são exigidas na grande maioria dos prédios e condomínios. Na hora de tomar uma decisão, no entanto, é importante considerar que, como dito acima,uma reforma no apartamento vizinho, ou uma conversa em tom mais alto em locais abertos como as varandas, poderá ser ouvida pelos moradores.
Em geral, o maior nível de segurança em apartamentos é de fato uma grande vantagem.Um prédio com guarita, funcionários e câmeras de vigilância é mais difícil de acessar. Na maioria dos apartamentos, o próprio apartamento já oferece um sistema de segurança mais eficaz com portaria 24h.
E quando se trata de condomínios, dependendo do seu ponto de vista, pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem. Desvantagem, pois o valor do condomínio pode ser alto (a depender da estrutura oferecida pelo edifício) e acabar pesando nos gastos mensais, além das possíveis multas de condomínio no caso de atraso no pagamento ou descumprimento de normas gerais. Se você começar a comparar com o custo da casa, esse cálculo deve ser bem feito, porque, por outro lado, o próprio condomínio muitas vezes já possui contas como água e gás inclusas.
A grande vantagem dos apartamentos é que eles costumam oferecer em suas acomodações uma estrutura de entretenimento e lazer com quadras poliesportivas, piscina, churrasqueira, playground, entre outras coisas dependendo da infraestrutura do prédio.
E você? Qual é a sua experiência? Você prefere uma casa ou um apartamento? Compartilhe suas experiências conosco e compartilhe este post com aquele amigo que está indeciso na escolha do seu novo lar.